Ambulatório Pós-Covid do Hupe-Uerj completa três anos de assistência, pesquisa e formação especializada

Três anos de muitos desafios, mas, sobretudo conquistas e êxito nas ações que compõem um espaço de reinserção social e cuidados para aqueles que enfrentam sequelas da Covid-19. Estamos falando do Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), pioneiro na saúde pública fluminense, inaugurado em 31 de maio de 2021, mas que teve o seu primeiro atendimento em 14 de junho de 2021.

Desde então vem acompanhando e gerando mais qualidade de vida para pacientes que ficaram com sintomatologias pós-pandemia. Desde a inauguração, já foram realizados mais de 92 mil atendimentos; e para que o paciente possa ser atendido por esta unidade, é necessário dirigir-se a uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para que seja inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER).

Muitos dos pacientes atendidos no ambulatório que foram chegando ao longo destes três últimos anos necessitavam até mesmo reaprender movimentos básicos, para retorno às suas rotinas com qualidade de vida. Na evolução incerta da Covid-19, os profissionais do Hupe foram percebendo que muitos pacientes negativavam para o vírus, obtinham alta, mas ainda precisavam de uma série de cuidados especiais. Daí a ideia de um espaço que pudesse reunir atenção multidisciplinar para uma recuperação segura e plena. O foco de atuação do ambulatório está tanto na assistência, como na identificação e coleta de dados para a produção científica.

O espaço conta hoje com 14 especialidades médicas (Clínica Médica; Cardiologia; Pneumologia; Reumatologia; Neurologia; Otorrinolaringologia; Clínica da Dor – Acupuntura; Nefrologia; Infectologia; Cirurgia Vascular; Endocrinologia; Dermatologia; Geriatria; Psiquiatria); além de sete outras especialidades que atuam em conjunto com a equipe médica no resgate integral dos doentes, para que os mesmos possam retomar suas atividades laborais (Enfermagem; Fisioterapia; Serviço Social; Nutrição; Fonoaudiologia; Psicologia; Neuropsicologia).

Dentre os principais sintomas, dispneia/cansaço; tosse/pigarro; fadiga/astenia/desânimo; déficit de memória/dificuldade de concentração; eflúvio telógeno (queda de cabelo); depressão/ansiedade; dorsalgia/lombalgia; tonteiras/zumbidos; artralgia; – síndrome de ressecamento de mucosas. O ambulatório também conta com a realização de exames complementares para auxiliar os profissionais no fechamento de diagnósticos; para que assim possam ser definidas as linhas de tratamento para cada paciente.

Referência na América Latina

Em maio de 2022, comissões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) visitaram o local e consideraram o serviço “uma referência no controle da pandemia na América Latina”.

O diretor geral do Hupe-Uerj, o médico urologista Rui Teófilo de Figueiredo Filho, destaca que o trabalho realizado pelo ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid possibilitou a ampliação do atendimento, com oferta de consultas e procedimentos de média e alta complexidade. “Conseguimos reduzir a fila em diversas áreas, democratizando a saúde para quem mais precisava em um momento crítico. Além do aspecto assistencial, esses projetos proporcionam ambiente fértil para o desenvolvimento de pesquisas e treinamento profissional”, explica Rui.

O diretor geral do Hupe pontua ainda que o esforço conjunto tem sido fundamental para o sucesso do ambulatório ao longo desses três anos. “Especialmente para minimizar os impactos da pandemia nas filas de espera por atendimentos no SUS, que foi um problema amplamente discutido nas diversas esferas de governo e nas entidades privadas de saúde. Por tudo isso, esse espaço é de suma importância no tratamento de pacientes com a chamada Covid longa e também no suporte a pessoas com doenças cardiovasculares e oncológicas”, diz o diretor.

Além da assistência, segue também no objetivo de cruzar os dados e informações científicas advindas das pesquisas que estão sendo realizadas com outras universidades e instituições, nacionais e internacionais. O Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 fica no Boulevard 28 de Setembro, n° 125, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, em um prédio anexo ao Hupe.