Hupe promove o 2º Encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), através de seu Núcleo de Gerenciamento de Resíduas (NGR) – setor que cuida do manejo, segregação, transporte e destinação do lixo da unidade – organizou e ofereceu a seus trabalhadores e colaboradores um dia inteiro dedicado à conscientização sobre o correto gerenciamento de resíduos; orientando e destacando a sustentabilidade no contexto da saúde.

Realizado no anfiteatro do Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM) do Hupe/Uerj, o 2º Encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente abordou temas como Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde; Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos; Descarte seguro de medicamentos: Conscientização sobre a Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares; e Sustentabilidade na Administração Pública. Já na parte da tarde, houve apresentação de projetos, incluindo próprios, como o Recicla Hupe, que recicla garrafas pet usadas pelos pacientes do hospital.

O encontro nos lembrou a importância de estarmos sempre renovando nosso conhecimento acerca de temas que, diante do cenário atual de crise climática mundial, se tornam extremamente relevantes e indispensáveis para a sociedade. “Uma vez plantada a semente em cada pessoa que esteve presente em nossa atividade, que o conhecimento se transforme em idéias, e ideias se tornem atitudes, pois atitudes transformam a nossa realidade, individual e coletivamente”, reforçou Gabriela Miranda, técnica ambiental do NGR do Hupe/Uerj, nesta importante data.