Curso no Hupe-Uerj propõe atualizações, avanços e o universo da hemodinâmica

Às 8h do dia 15 de março, no anfiteatro do Centro de Pesquisa Multiusuário (CePeM) do Hupe, haverá a Aula Magna de abertura da 15ª edição do Curso Anual de Hemodinâmica e Intervenções Percutâneas do Hupe-Uerj. A abertura do curso contará com a presença da secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Cláudia Mello, do diretor geral do Hupe, Rui Figueiredo; do pró-reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião; e da presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), professora Eliete Bouskela. A aula será ministrada pelo professor Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, membro da Academia Nacional de Medicina.

Destinado a médicos, estudantes de medicina, mestrandos, doutorandos e residentes, o curso aborda desde a revisão da anatomia, passando por todos os diagnósticos, as situações clínicas, o potencial da intervenção de hemodinâmica, as interfaces junto da cirurgia cardíaca. “Todos esses tópicos serão abordados, ao mesmo tempo, de uma maneira aprofundada e com grande aplicabilidade na prática médica de cada um. Portanto, é uma oportunidade ímpar, seja de atualização, seja de revisão de conceitos básicos, estrutura essa que, naturalmente, em muito enriquecerá a nossa prática médica”, afirma Roberto Esporcatte, Professor Associado de Cardiologia do Hupe-Uerj e um dos coordenadores do curso.

Atendendo exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER), o setor de Hemodinâmica do Hupe-Uerj funciona 24 horas, sete dias por semana, sempre com a presença de um médico disponível.

O coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hupe-Uerj, Esmeralci Ferreira, e também um dos coordenadores do curso, ressalta que, ao longo destas 15 edições, sempre foi um grande orgulho a consolidação de uma interface entre o corpo docente e o corpo discente da Uerj. “E neste ano, em especial, teremos a Aula Magna na abertura do curso, com valiosas participações de professores das Academias de Medicina do Rio de Janeiro e da Academia Nacional de Medicina. Será um prazer contar com a presença de todos à Aula Magna, e com a assistência de nossos profissionais ao longo do ano neste curso que, com tanto cuidado e dedicação, oferecemos ao nosso complexo de saúde”, destaca Esmeralci Ferreira.

O curso ocorre sempre às sextas-feiras, de 7h30min às 9h, com carga horária de 63 horas (em dois módulos). As aulas são realizadas no anfiteatro Aarão Benchimol (no Serviço de Cardiologia), no segundo andar do prédio principal do Hupe. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail: hemocardiohupe@gmail.com e telefone: (21)2868-8300.