Uerj e SMS Rio de Janeiro estudam nova parceria

Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, a reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, o pró-reitor de Saúde, Ronaldo Damião, o diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Rui de Teófilo, além de profissionais da Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj, se encontraram com o Secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. O grupo fez uma visita técnica que começou no Super Centro Carioca de Saúde, no bairro de Benfica, e terminou na estrutura do antigo hospital Miguel Pedro, vizinho ao Hupe, em Vila Isabel, e que pertence ao Complexo da Uerj. O objetivo foi desenhar uma parceria entre a Universidade, o Hupe e o município do Rio de Janeiro.

Na primeira etapa do encontro, a equipe da Uerj foi ao Super Centro Carioca de Saúde onde Soranz apresentou ao grupo a estrutura, o fluxo de atendimentos às demandas da saúde e as tecnologias utilizadas pelo município. Após a visita ao Super Centro Carioca, o Secretário retribuiu e, junto à comitiva da Uerj, foi até o Hupe; mais precisamente ao espaço do antigo hospital Miguel Pedro – terreno que pertence ao Complexo da Uerj. É uma área privilegiada, ampla e que, conforme planejamento universitário alinhado às Secretarias de Saúde, deverá abrigar uma clínica da família.

No local, o Secretário pôde conhecer a estrutura e perceber possibilidades de ajudar à Uerj a reabrir a clínica de família. O que poderá ser mais uma frente de assistência qualificada à população.