Hupe realiza mutirão de prevenção do câncer de pele

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) promoveu, no sábado, 2 de dezembro, de 9h às 15h, um mutirão contra o câncer de pele. A ação integrou a campanha nacional Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção e da atenção aos primeiros sinais da doença, principalmente no verão.

Profissionais do Serviço de Dermatologia do Hupe-Uerj atenderam pacientes de todo o estado conscientizando-os e realizando exame de pele preventivo do câncer dermatológico, gratuito e aberto a pacientes de todas as idades, e incentivando cuidados vitais, como o uso diário de protetor solar.

O mutirão aconteceu nos consultórios do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC), no próprio hospital. “Nosso objetivo teve basicamente duas funções: a primeira, a educação da população e, a segunda, a triagem em relação ao câncer da pele, examinado toda a pele do paciente no sentido de detectar o câncer precocemente. Um trabalho de orientação e prevenção”, explicou o cirurgião dermatológico do Hupe-Uerj e vice-presidente da SBD, Carlos Barcaui, coordenador da campanha. Como saldo do mutirão no Hupe, foram realizados 412 atendimentos, com diversos casos de câncer detectados.