Projeto busca histórias inspiradoras de cuidado

Você tem uma história de cuidado para contar? Então pode sentar no computador ou pegar o celular e escrever. Pois uma equipe de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj coordenados pela professora da Unidade Eloisa Groissmaim, está pronta para ler, ouvir e registrar as mais variadas histórias. O objetivo é montar um e-book para mostrar vivências de pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e de outras pessoas que já vivenciaram momentos importantes no Hupe em relação a cuidar. Esta é a proposta do Projeto dimensão dialógica do cuidado, da FCM-Uerj.

Para incentivar e inspirar as pessoas a contarem suas histórias à equipe tem uma excelente receita: pílulas de literatura. Pequenos comprimidos recheados com trechos literários em um pote de vidro são colocados à disposição das pessoas. Basta abrir e se inspirar em pedaços de contos e poesias. Seja de Machado de Assis, de Clarice Lispector ou outros inúmeros autores. “Queremos histórias curtas, no formato que a pessoa escolher: conto, poesia, crônica…”, ressalta a coordenadora do projeto.

Eloisa Grossmaim explica que saber ouvir a narrativa das pessoas é fundamental. Para ela, ao longo da vida, todos cuidam e são cuidados, em diferentes momentos. Compreender o que estes pacientes contam é inclusive um ensinamento para a formação dos próprios profissionais de área médica e de toda a Saúde. “Os estudantes aprendem com palavras, silêncios e titubeios. E dessas histórias irão se lembrar no momento em que estiverem com pessoas que os procurarem para tratamento”, complementa.

Para participar, basta enviar sua história para o e-mail:  historia.de.cuidado.concurso@gmail.com