Cirurgia robótica do Hupe-Uerj recebe homenagem

Pelo protagonismo no desenvolvimento da cirurgia robótica e pela excelência do programa robótico, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) recebeu uma homenagem nesta terça-feira, dia 4 de julho. A placa comemorativa que celebra o trabalho da Unidadej e que marca os 100 Sistemas Robóticos instalados no Brasil pela empresa Strattner foi recebida pelo Coordenador de Assistência Médica do Hupe-Uerj, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho.

O pioneirismo do Hupe-Uerj foi destacado na homenagem

“É muito gratificante poder participar do programa de cirurgia robótica no Brasil. Fomos um dos primeiros hospitais públicos e o primeiro estadual a adquirir uma unidade robótica e isso vai ao encontro dos objetivos da Universidade que é associar assistência, academia, formação de recursos humanos e pesquisas”, destacou Rui de Teófilo.

A placa comemorativa que destaca a excelência do Programa de Cirurgia Robótica foi entre por representantes da empresa Strattner ao Coordenador de Assistência Médica do Hupe-Uerj, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho.

Mais de 650 cirurgias realizadas

O Hupe-Uerj foi um dos pioneiros na implantação de um programa de cirurgia robótica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro.  Coordenado pelo professor Ronaldo Damião, o Programa de Cirurgia Robótica do Hupe é integrado pelas equipes de Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço, Proctologia, Ginecologia, Urologia e Cirurgia Torácica.

Utilizando o sistema cirúrgico robótico da Vinci com plataforma Xi para realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, o Programa de Cirurgia Robótica do Hupe-Uerj foi inaugurado em 2019 e, por ele, mais de 650 cirurgias já foram realizadas. A expectativa é alcançar o marco de 700 cirurgias até o final de julho.

Realizada no auditório do Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM), a solenidade de entrega da placa contou com a presença de integrantes das equipes que atuam no programa