Projeto visa prevenir a obesidade na adolescência

O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), do Hupe-Uerj, lançou nesta segunda-feira, 22 de maio, o projeto PIQVIDA – Programa de Incentivo à Qualidade de Vida – que consiste em um atendimento integrado e interdisciplinar visando à prevenção da obesidade em adolescentes. Inserido no PROTEC-Uerj, este projeto é baseado em quatro pilares da qualidade de vida na adolescência: Promoção de alimentação saudável; Prática de atividade física; Ampliação do universo sociocultural; Prevenção de agravos de doenças. Para seguir estes quatro pilares, os adolescentes terão a assistência de uma equipe, que inclui profissionais do Serviço Social, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.

Durante a apresentação do PIQVIDA, que foi realizada no anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do Hupe, os profissionais envolvidos no projeto, explicaram que as metas a serem trabalhadas são orientar sobre promoção de qualidade de vida de formas práticas no dia a dia do adolescente, estimular que eles insiram bons hábitos alimentares em sua rotina, incentivar estilo de vida saudável, promover atividades educativas que desenvolvam autonomia e autocuidado, e estimular também a ampliação do universo informacional e educacional do adolescente.

Desconstruindo mitos e estigmas

A nutricionista Denise Giannini, coordenadora do projeto, explicou que todas as ações terão como base uma metodologia participativa, integralizada, humanizada buscando respeitar o contexto de vida dos adolescentes “Com tudo isso estabelecendo uma relação entre profissionais e usuários de forma horizontal, na compreensão da obesidade como uma doença de etiologia complexa e multifatorial”, destacou, a coordenadora, reforçando ainda que o objetivo é a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de entender a complexidades dos fatores que afetam à sua saúde no que tange a obesidade, buscando trabalhar os mitos e estigmas impostos pela sociedade contemporânea. E daí criando campo para mais qualidade de vida.

A equipe interdisciplinar é formada pela nutricionista Denise Giannini (coordenadora do projeto); a médica Márcia Takey; a assistente social Neidy Silva; e pela fisioterapeuta Daniela Sobrino. Estarão engajados outros profissionais do Nesa ligados a estas quatro especialidades, além de profissionais administrativos, que estarão apoiando as ações do projeto.

As atividades estarão concentradas no Pavilhão Floriano Stoffel, onde são realizados os ambulatórios do Nesa. Para mais informações: (21) 2868-8456 ou através do e-mail nesa@uerj.br