Hupe participa de campanha de alerta para os cuidados com garganta, cabeça e pescoço

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), por meio do Serviço de Otorrinolaringologia, está participando da Campanha da Voz & Julho Verde 2023. A ação social visa alertar a população sobre os problemas da voz e da garganta e sobre os tumores de cabeça e pescoço. Se você tem mais de 40 anos, é fumante (ou fumou por muitos anos), tem rouquidão há mais de 15 dias e sente incômodo, dor ou ardência na boca ou na garganta, pigarro e dor ou dificuldade para engolir, falta de ar, engasgos, pode ser atendido pela campanha que reúne médicos de todo o país.

No Hupe, além dos atendimentos rotineiros que o Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hupe já realiza, duas vagas semanais estão sendo disponibilizadas para atendimento a este grupo de pacientes, como explica a otorrinolaringologista Andrea Campagnolo, que está à frente da ação no hospital: “São duas vagas por quinta-feira para o atendimento que é realizado por mim e mais dois médicos do setor, além dos residentes. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de laringe e também é uma forma de ajuda a pessoas que estão com disfonia (rouquidão) e podem ter outras lesões e não estão conseguindo atendimento”. No Hupe, os atendimentos pela campanha serão realizados até o dia 30 de junho.

A otorrinolaringologista Andrea Campagnolo ressalta que é importante adotar medidas de prevenção como evitar o tabagismo e o alcoolismo, ter hábitos de alimentação saudáveis, hidratar as cordas vocais e evitar o refluxo

A Campanha da Voz & Julho Verde 2023 é uma ação temporária que visa detectar as lesões mais graves precocemente. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de laringe leva à morte de 67% dos pacientes, número que seria muito reduzido se o diagnóstico fosse feito na fase inicial. O alcoolismo e o tabagismo estão entre os principais fatores de risco. Por isso, os fumantes são o principal público-alvo da campanha já que têm de 8 a 10 vezes mais risco de sofrer de câncer de boca, faringe ou laringe do que quem não fuma.

Os interessados em fazer os exames podem fazer o agendamento pelo site www.bocaegarganta.com.br. Na primeira etapa do cadastramento, a pessoa irá reconhecer as regras da Campanha, informar seus dados pessoais, relatar seu hábito de tabagismo e escolher seu local, dia e hora de atendimento. Depois, receberá uma confirmação por seu celular ou por e-mail. A Campanha oferece exames para favorecer e acelerar o diagnóstico, que conforme o caso, pode necessitar de uma biópsia. Essa biópsia não é garantida, e poderá ser feita em algumas situações, dependendo de instrumentos, do acesso ao local a ser biopsiado e haver laboratório para analisar esse fragmento da lesão.

A equipe de Otorrinolaringologia do Hupe está engajada na campanha, que neste ano traz o tema “Afine sua saúde. Cuide da sua voz”

Campanha da Voz & Julho Verde

É uma ação social promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) que oferece atendimento gratuito a pessoas fumantes com mais de 40 anos com queixas de boca e garganta.