HUPE inaugura primeiro Centro de Teleconsulta para pacientes do SUS

A teleconsulta pode ser comum para muita gente, especialmente aqueles que contam com planos de saúde. Mas ainda não faz parte da realidade de muitos que, por vezes, têm que acordar cedo, faltar ao trabalho, pegar trânsito e até sair do município para fazer uma consulta. Exatamente para alterar esta perspectiva é que o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) lançou nesta segunda- feira, dia 13 de fevereiro, o CENTRO DE TELECONSULTA HUPE DIGITAL. Trata-se do primeiro serviço totalmente gratuito de tele atendimento para consultas clínicas, prescrições e avaliações diagnósticas voltado totalmente para os usuários do SUS. A iniciativa é a primeira na rede pública após a promulgação da Lei da Telessaúde (Lei nº14.510), em dezembro de 2022. A perspectiva é que no local sejam feitas 12 mil consultas por mês.

A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (13) em uma cerimônia que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Doutor Luizinho, o Reitor da Uerj, Mario Sérgio Carneiro, o Diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião e da coordenadora do programa Hupe Digital e do Telessaúde Uerj, Alexandra Monteiro, além de outras autoridades do Hupe, da UERJ e do estado.  Na ocasião, foi apresentado o sistema que inicialmente irá contar com teleconsultas em especialidades clínicas como pós-covid, anestesiologia, cirurgia vascular, urologia e cuidados paliativos. Também haverá atendimento em enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia  e serviço social.

ATENDIMENTO –  O paciente do Hupe direcionado para teleconsulta receberá orientações de uma equipe técnica sobre como ter acesso ao sistema. Ele poderá acessar a consulta remota no site do Hospital Universitário, na aba HUPE DIGITAL. Haverá ainda a opção de baixar no celular o aplicativo próprio chamado Teleassistência Uerj, disponível gratuitamente nas lojas Google e Apple.  No horário agendado para a consulta, o profissional de saúde irá fazer o contato diretamente pelo aplicativo. O paciente deve estar atento para atender a chamada e iniciar a sua consulta. Os primeiros pacientes já estão recebendo treinamento e as primeiras teleconsultas pelo SUS, já estão agendadas para março.