Serviço de Urologia do Hupe-Uerj participa de Semana da Saúde no Largo da Carioca

Evento acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro e vai oferecer diversos exames para a população

No reforço da atenção ao câncer de próstata, a equipe do Serviço de Urologia do Hupe-Uerj realiza consultas, palestras e testes de PSA para investigação de tumores durante a Semana da Saúde

O Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, será o palco da 12° edição da Semana da Saúde, que acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 16h. Organizado pelo Governo do Estado do Rio, o evento é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Serão disponibilizados serviços como mamografia, testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, aferição de pressão e medição de glicose, dentre outros. As pessoas ainda poderão ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio.

Um dos destaques da programação é o Espaço de Saúde do Homem. Nele, que é um dos serviços mais procurados, os visitantes poderão se consultar com os urologistas que integram a equipe do Serviço de Urologia Hupe-Uerj, participar de palestras e realizar o teste de PSA (antígeno prostático específico), que é um dos exames para o diagnóstico do câncer de próstata.

Serão 600 senhas diárias para exames com urologistas e teste de PSA, mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 250 para testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, outros 150 atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e 50 exames de função pulmonar, além de 100 testes alérgicos. Também serão oferecidos 500 testes diários para medir o colesterol e avaliação do ritmo cardíaco. Haverá ainda distribuição de senhas para 500 avaliações de bioimpedância, um exame que avalia a composição corporal.

 

Urologia do Hupe presente também na Semana da Saúde de Nova Iguaçu

Os urologistas do Hupe-Uerj participaram também de mais uma edição da Semana da Saúde de Nova Iguaçu, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro. O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ). No Espaço de Saúde do Homem, a equipe do Hupe atendeu cerca de 1.200 pessoas.

O chefe do Serviço de Urologia do Hupe-Uerj, Ronaldo Damião, destacou a importância da prevenção do câncer de próstata em entrevista à Super Rádio Tupi durante a Semana da Saúde de Nova Iguaçu

Durante o evento, o coordenador do Serviço de Urologia e diretor do Hupe, Ronaldo Damião, participou do Show do Clóvis Monteiro, programa da Super Rádio Tupi, e fez um alerta aos homens: “O diagnóstico precoce faz a diferença e salva vidas.” Ele ressaltou ainda que, felizmente, o conceito de prevenção em relação à saúde do homem está mais evidente e com menos preconceitos do que antigamente. Porém, ainda há muito a fazer para mudar o panorama geral. “De uns anos para cá, graças à informação e campanhas de divulgação este panorama está mudando. Estamos trabalhando para conscientizar os homens da necessidade de se tratar”, considerou Damião.

O urologista revelou também que um dos aspectos que afasta alguns homens da busca pelo médico e por exames regulares é o medo. “Ele tem medo de fazer o exame, aparecer uma doença e precisar se afastar do trabalho, do sustento. Mas ele tem se conscientizar que é mais importante ter o diagnóstico feito precocemente para que ele possa se curar mais rápido e então cuidar da família”, ressaltou Ronaldo Damião.

Referência no Estado, o Serviço de Urologia do Hupe participa da iniciativa todos os anos. Em 2021, por exemplo, foram realizados 1.388 exames e consultas durante a Semana da Saúde de Nova Iguaçu

Câncer de Próstata: fique atento a esta doença silenciosa

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Por isso, é importante que os homens consultem seu urologista com mais regularidade e, a partir dos 50 anos, façam os exames preventivos anualmente. Já aqueles que se enquadram no grupo de maior risco (afrodescendentes e pessoas com histórico familiar) devem fazer os exames a partir dos 45 anos.

Os exames preventivos incluem a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e o exame de toque retal, que, apesar de ser temido por muitos homens, não é doloroso e dura apenas alguns segundos. Se houver alguma anormalidade nos exames, será realizada a biópsia para fazer o diagnóstico do câncer de próstata.

O Serviço de Urologia do Hupe tem um ambulatório de câncer de próstata. Os atendimentos são agendados por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER) e do Sistema de Regulação de Vagas de Consultas e Cirurgias (Sisreg). Desse modo, a pessoa que necessitar do serviço deve procurar uma unidade básica (Clínicas da Família, Centros Municipais ou Postos de Saúde), onde será obtido um encaminhamento.