FUNFIT COLOCA OBESIDADE INFANTIL NA BERLINDA

Grupo de estudantes da Faculdade de Ciências Médicas ganha o primeiro Hackaton Desafio da Saúde no Rio Innovation Week 2022 com aplicativo criativo que desperta atenção das crianças para cuidados com a saúde.

Ana Helena e Dayane: Prêmio pela inovação que une qualidade da Saúde à questões de Cultura e Educação.

Quinta-feira, dia 10, foi dia das equipes de Saúde do Hupe-Uerj brilharem com o Hackathon DESAFIO DA SAÚDE no Rio Innovation Week (RIW). A proposta era apresentar soluções inovadoras para a temática Obesidade Infantil. E o vencedor foi… o APLICATIVO FUNFIT! Desenvolvido pelo grupo de alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o app objetiva que as próprias crianças tenham atenção e participem dos cuidados para combater a obesidade desde cedo, e com atitudes simples. O programa envolve desde ações diversas como receitas que os pequenos podem fazer com os pais.  “O que é importante pelo vínculo entre os responsáveis e a crianças”, destaca Dayane Magalhães, uma das idealizadoras. Ela revela também o elo com ações como busca de “tesourinhos” que ajudam a descobrir, por exemplo, histórias e saber mais até mesmo sobre pontos turísticos da cidade.  “Ou seja, além da qualidade da Saúde, também promove a Cultura e a Educação”, complementa Ana Helena Silva Santos, outra estudante da FCM que divide a produção do aplicativo.

Grupo de participantes do Hackaton no RIW 2022-11-10

O Hackathon foi coordenado pela médica e professora Alexandra Monteiro, vice diretora da FCM, coordenadora do Telessaúde e uma das idealizadoras do InovaHupe. O evento também teve a assinatura da professora Marinilza Bruno, diretora do Inova Uerj e contou com a participação de avaliadores de instituições renomadas. O desafio teve parceria com a aceleradora de startups Sai do Papel.

Equipe vencedora do Desafio em Saúde que movimentou o espaço Mentorias do RIW
Confira AQUI o vídeo com as ganhadoras explicando o que é o FUNFIT.