Fisiatria de portas abertas

Com um fachada parecendo sair de um livro de histórias, Serviço de fisiatria é reinaugurado com espaços remodelados e atendimento ampliado à população.

 

Uma casinha amarela, com telhas avermelhadas e um pequeno jardim dando as boas vindas na porta. O cenário parece de um livro de histórias, mas, na verdade, descreve a nova fachada do Serviço de Fisiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) que foi reinaugurado no dia 11 deste mês. Totalmente reformado o espaço, localizado no campus do hospital, vizinho ao ginásio e ao Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (Casaf), já está de portas abertas para os pacientes. A estrutura manteve o ar dos anos 60, quando foi inaugurada, mas ganhou equipamentos modernos e espaços ampliados para o atendimento.

A fisiatra Ana Lúcia Mourão assumiu a chefia do Serviço e o professor James Nascimento é o chefe da Unidade Docente-Assistencial (UDA). Ana abriu as comemorações da inauguração lembrando a origem da própria Fisiatria no Hupe. “A história deste serviço começa com o doutor Waldemar Bianchi que entrou para a cátedra da UEG em 1952. E a partir daí, a primeira graduação médica a incluir a Fisiatria como disciplina foi a Faculdade de Ciências Médicas (FCM)”, destacou a fisiatra que recordou ainda a abertura do serviço aos pacientes em 1965 e a passagem de vários profissionais que consolidaram a Fisiatria no hospital.

Na ocasião, o diretor geral do Hupe, professor Ronaldo Damião fez questão de destacar que a reforma é um planejamento que vem se desenvolvendo desde a direção dos professores Rodolfo Acatauassu e Maurílio Salek. “Foi grande a reforma deste prédio porque é muito antigo, tem mais de 70 anos. Esta obra faz parte do programa de recuperação de todos os setores do Hospital. Nós nos comprometemos a agilizar o processo e de fato ficou muito bom, parabenizo a toda a equipe pelo trabalho. Tenho certeza que vai oferecer um serviço de altíssimo nível, pois conta com um corpo profissional bastante qualificado”, ressaltou. No Serviço atuarão profissionais de Fisiatria, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O atendimento é regulado pelo Sisreg e funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.