Mais qualidade de vida para pacientes portadores de obesidade

Hupe-Uerj celebra a marca de 100 cirurgias bariátricas realizadas desde a retomada do programa, em 2021. Reunidos, profissionais envolvidos reforçaram o compromisso de atender o paciente portador de obesidade de uma forma integral, com olhar amplo e maior acolhimento.

Atenção à pessoa com sobrepeso e obesidade já é um serviço de excelência no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe-Uerj). E o Programa de Cirurgia Bariátrica do Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob) do hospital atingiu, nesta quinta-feira, 04/08/2022, a marca de 100 cirurgias bariátricas já realizadas, desde a retomada deste tipo de cirurgia no hospital, em 30/09/2021.

O novo programa é uma ação conjunta entre a Uerj e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), sendo uma reestruturação de um projeto que era realizado em outra instituição de saúde (Hospital Carlos Chagas), e que havia sido suspenso antes da pandemia. No Hupe-Uerj, foram realizadas as atualizações de alguns exames e a reavaliação dos pacientes que já estavam na fila do programa.

 

A força da multidisciplinaridade

A obesidade é uma doença multifatorial, necessitando ser cuidada por uma equipe multidisciplinar. É exatamente essa a proposta do SAI-Ob. Profissionais deste Serviço veem nas cirurgias uma das possibilidades terapêuticas, mas o objetivo principal é, através da multidisciplinaridade, cuidar com integralidade do paciente, mostrando que é possível perder peso, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e recuperar a qualidade de vida.

 

Celebração com bolo

E na manhã desta quinta-feira, bem cedo, no centro cirúrgico do hospital, foi realizada a centésima cirurgia. Mais tarde, já às 11h, uma breve celebração, no Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM) do Hupe, pela conquista desta importante marca. Estiveram reunidos o diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião, que ressaltou o valor dessa conquista no propósito de o hospital oferecer sempre o melhor à população fluminense, além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), docentes e pesquisadores da Uerj e a equipe multidisciplinar do Serviço – envolvendo seu corpo administrativo e o de saúde.

 

Saúde integral

Luiz Guilherme Kraemer de Aguiar, Professor associado da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciência Médicas (FCM) da Uerj, lembrou que o objetivo nunca foi ser apenas um hospital que faz cirurgia bariátrica, e sim atender o portador de obesidade de uma forma integral, com o maior acolhimento possível. “Nosso diferencial é a multidisciplinaridade. Queremos que esse paciente seja atendido por todos os profissionais necessários, receba informações e instrumentos para tratar com integralidade a sua doença, e que possa seguir bem a sua vida”, destacou o profissional.

Paulo Falcão, Professor do Departamento de Cirurgia da Uerj, especialista em bariátrica reforçou a importância do olhar multidisciplinar no missão de atender à população mais carente, lembrando ainda que a obesidade é uma doença grave. “Para além de uma cirurgia, precisa sim de um tratamento mais amplo e um acolhimento maior. É realmente um momento de grande alegria e satisfação constatarmos que estamos conseguindo cumprir as metas que nos propusemos. E aprendemos neste período que em equipe as coisas funcionam com muito mais tranquilidade e segurança”, concluiu o profissional.