Treinamento em Enfermagem oferece 11 cursos durante as comemorações dos 60 anos do Hupe

Renata Maciel e Luis Gustavo: coordenação dos cursos para alunos e profissionais de Enfermagem

Enfermagem e treinamento. Palavras que unidas garantem qualidade e, sobretudo, vida a quem depende destes profissionais nos momentos mais delicados. Exatamente por isto a equipe do Serviço de Treinamento em Enfermagem do Hupe (Stave) está ofertando 11 cursos na semana de 22 a 26 de agosto. O período é marcado pelas comemorações dos 60 anos de vida acadêmica do Hospital que realizará este ano a 60ª edição do seu Congresso Científico. Os primeiros dois dias serão exclusivamente dedicados a cursos, e os três dias seguintes se dividirão em uma extensa programação de debates, conferências e exposição de temas livres. O tema central do evento será Doenças Infecciosas e o impacto na sociedade e trará diversas opções de troca de conhecimentos para alunos e profissionais da Saúde.

O menu de ofertas para a área de Enfermagem é amplo. Nos cursos pré-congresso há opções, por exemplo, para interessados em temas como Práticas no CTI e cuidados da rotina clínica, quanto para debates sobre a polêmica Lesão por Pressão. “Fizemos um resumo de tudo que aprendemos ou revisamos durante a pandemia. O aprendizado com os casos de lesão por pressão é um ótimo exemplo. Pois este tipo de lesão teve um aumento muito significativo durante estes dois últimos anos”, ressalta a enfermeira Renata Maciel, chefe do Stave e que assina a coordenação dos cursos juntamente como enfermeiro do Hupe Luiz Gustavo Torres.

Neste contexto, um dos cursos mais concorridos é o Cuidados de enfermagem no Pós-operatório de cirurgias cardíacas neonatais visando a prevenção de infecções. Além de ter uma pauta bem costurada ao tema central do Congresso, o curso traz uma série de protocolos já utilizados pelas equipes do Hupe e que podem servir para novos modelos.

Há também opções abertas para outros profissionais de saúde. É o caso dos cursos Ferramentas de gestão da qualidade e o Segurança do paciente com cateter venoso periférico ou central. Estes dois estão agendados para o dia 22, e estão entre os que oferecem maior número de vagas, são 100 para cada.

ATENÇÃO – Os cursos do 60º Congresso Científico do Hupe são gratuitos. Cada participante inscrito tem direito a até duas opções. Confira aqui os conteúdos, dias e locais de cada curso. Importante é redobrar a atenção aos horários, pois há aulas que têm períodos simultâneos. Aos interessados, vale lembrar que as vagas são limitadas, terá registro de presença e emissão de certificado.