Bate coração em um novo peito

O Hupe-Uerj retomou os transplantes cardíacos em adultos e crianças com sucesso e nesta sexta, dia 14, deu alta ao primeiro paciente desta nova fase

José Airton teve a alta nesta quinta-feira e a chance de uma nova vida

Esta quinta-feira, 14/04/2022, foi de alegria, superação e esperança para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj). O paciente José Airton de Souza, de 57 anos, recebeu alta após dois meses de internação na unidade de saúde, que culminou em um transplante de coração realizado com sucesso. Este é o segundo transplante cardíaco realizado nesta retomada do hospital.

O paciente veio transferido do Hospital Municipal Souza Aguiar (onde ficou por volta de um mês). José Airton teve agudização de uma insuficiência cardíaca crônica, sem etiologia definida. Seu estado evoluiu para a necessidade do transplante.

Várias equipes envolvidas no cuidado ao paciente

O processo de êxito no transplante do paciente ocorreu em face de um trabalho de equipe, envolvendo vários setores do Serviço de Cardiologia do Hupe-Uerj: Serviço de Transplante Cardíaco em parceria com o Ambulatório de Insuficiência Cardíaca, o Serviço de Cirurgia Cardíaca e a Unidade Cardio-Intensiva. Além de outros Serviços e profissionais envolvidos, do corpo de saúde e também administrativos.

Registro de profissionais do Hupe-Uerj indo pegar o coração que foi transplantado no paciente
Paciente José Airton pouco antes da alta – e, vale lembrar, o Hupe-Uerj pretende, ainda, ampliar o serviço de transplante à rede de saúde-RJ, incluindo o de fígado e o de pulmão.