Residência Médica mantém inscrições abertas até 14 de outubro

Qual é a sua especialidade? Optar pela Residência Médica pode ser uma decisão tão complexa (ou mais) do que a escolha da Medicina como profissão. Nesta hora a Uerj, por meio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Uerj) e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) abre um leque de 55 programas de especialização da Residência Médica 2022. O concurso é o maior do estado. O edital já está liberado e inscrições seguirão abertas até o dia 14 de outubro.

Entre as novidades para o período, está o credenciamento de mais uma área: Neurofisiologia. “Será o primeiro ano que teremos esta especialidade com oferta de duas vagas. Também houve alterações que permitem agora acesso direto a três antigas especialidades: Cirurgia Vascular, CTI e Cirurgia Geral. Estas áreas também tiveram o período de especialização ampliado de dois para três anos”, complementa a coordenadora da Residência Médica e professora da FCM-Uerj, Cláudia Machado.

Para o médico Paulo Pedrosa, residente (R1) de Clínica Médica, a escolha de uma residência deve ser sempre bem avaliada. Ele relembra que foi visitar cada hospital universitário vinculado aos programas de residência nos quais foi aprovado. E a decisão final foi pela própria Uerj. “Eu tinha uma trajetória dentro da Universidade. Minha turma acompanhou vários momentos da Uerj e do Hupe. Vimos de perto as dificuldades e a forma como este hospital se reergueu. Hoje não tenho dúvidas que é o Hospital Universitário do estado mais bem estabelecido em termos de recursos materiais e humano”, declara o residente que foi aluno da FCM e presidente do centro acadêmico.

ESCOLHA CONSCIENTE – A opção pela especialidade de Clínica Médica, para Paulo, foi algo natural e consciente  “Ao longo dos seis anos eu já sabia”, adianta. Mas a escolha da especialidade na própria casa onde fez a graduação fortaleceu a decisão. “A Residência em Clínica Médica aqui tem um nível de qualidade muito alta. Contamos com uma equipe de staff e médicos coordenadores com muita experiência, capacidade e que estão muito presentes. O que gera um vínculo grande e mantém um canal aberto com todos os residentes. Além disso, é uma clínica onde atendemos a muitos pacientes e temos como se debruçar sobre os casos e criar vínculos”, depõe.

Os residentes aprovados na seleção 2022 irão atuar diretamente no Hupe, com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (CDA –Hupe). Para se candidatar é necessário possuir diploma de graduação plena, certificado ou declaração de conclusão de curso em Medicina, com término pelo menos até 28 de fevereiro de 2022. Também é preciso ter situação regularizada junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Candidatos de outros estados deverão possuir habilitação para atuar profissionalmente no estado fluminense.

A grade completa dos programas e especialidades para o período 2021 pode ser conferida no site https://www.cepuerj.uerj.br/concursos2.php?concurso=S04597&ano=2022. No edital também podem ser consultadas outras informações sobre o concurso; inclusive a carga horária da Residência Médica prevista para 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais, e o valor base da bolsa paga aos residentes que é R$ 3.330,43. A taxa de inscrição é de R$ 380,00 e a prova está agendada para 14 de novembro.