Hupe realiza mais dois transplantes renais

Quinta-feira, 24 de junho.  Esperança foi a palavra de ordem que acompanhou a equipe da Urologia do Hupe-Uerj durante a realização de dois transplantes simultâneos de rim de doador falecido. Os receptores foram pacientes com insuficiência renal que eram acompanhados no hospital. A cirurgias transcorreram com sucesso e objetivam restabelecer para estes pacientes a retomada de suas atividades habituais, livre da diálise, com considerável ganho de autonomia e qualidade de vida.

Historicamente, o Serviço de Urologia do Hupe já realizou mais de 1.300 transplantes deste tipo. Os procedimentos iniciaram em 1975, com o professor Sérgio Aguinaga, que deixou um grande legado à história da Urologia Brasileira, tendo presidido a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Academia Nacional de Medicina (ANM), além de ser o responsável pela modernização e inserção da Disciplina de Urologia da Uerj no circuito científico internacional e dando início, inclusive, ao Programa de Transplantes Renais e ao Programa de Residência Médica para formação de especialistas em Urologia.

Os transplantes realizados nesta quinta-feira pelo Serviço de Urologia reforçam que o Hupe segue firme,buscando inovação etratamento de ponta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre de forma mais humanizada e moderna.

Por Comhupe