Divulgado novo calendário acadêmico da graduação Uerj

Para as turmas a partir do segundo período, foram criadas duas alternativas de cronogramas: a primeira com 18 semanas, a partir de 19 de julho; a segunda com 16 semanas, a partir de 2 de agosto. Caberá aos centros setoriais, após consulta às unidades acadêmicas a eles vinculadas, decidir sobre a opção adotada, que valerá para todos os cursos daquele centro.

Já os alunos que ingressarem neste ano pelo vestibular terão 13 semanas de aulas, começando no dia 8 de setembro. Um calendário mais enxuto foi necessário, neste caso, devido à previsão de realização da prova do concurso no dia 18 de julho.

Veteranos deverão fazer inscrição em disciplinas no prazo de 28 de junho a 8 de julho. E as solicitações de alterações (SAID) ocorrerão de 19 de julho a 14 de agosto. Posteriormente, de 6 a 20 de outubro, também será possível fazer o cancelamento excepcional de matérias.

A secretaria de cada curso providenciará as inscrições dos calouros aprovados e devidamente matriculados. Desta vez, não haverá possibilidade de SAID para eles, mas será permitido cancelar disciplinas, entre 21 de outubro e 4 de novembro.

Assim como nos dois períodos anteriores, o trancamento especial de matrícula poderá ser feito até o último dia de aula, pelo sistema Aluno Online. A medida também vale, excepcionalmente, para os estudantes de primeiro período.

Uma novidade acrescentada às normas do Período Acadêmico Emergencial 2021/1 é a previsão de Oportunidades Acadêmicas – atividades fora do período regular de aulas, que serão computadas no currículo do aluno. Poderão ocorrer nos seguintes formatos: Avaliação Suplementar; Atividades Complementares; Disciplina Condensada; Curso de Extensão; e Curso de Férias.

A oferta das Oportunidades Acadêmicas será definida pelas unidades, seguindo as especificidades das graduações. De acordo com o calendário, deve ocorrer a partir do dia 25 de junho, com término até 17 de julho (para cursos de 18 semanas) ou até 31 de julho (para cursos de 16 semanas)

Veja as principais datas para veteranos e calouros:

VETERANOS

Inscrição em disciplinas