NOVEMBRO AZUL Semana do câncer de próstata no Hupe-Uerj traz inovações e fortalece a conscientização

O diagnóstico precoce faz a diferença e salva vidas. Este é o alerta da  Semana do Câncer de Próstata. Organizada pelo Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UROHUPE), a atividade, que será online e apresentará os grandes avanços em prevenção, detecção precoce e tratamentos, será de 16 a 19 deste mês. Haverá inclusive transmissão de procedimentos cirúrgicos em tempo real, reforçando o compromisso do hospital universitário em usar a modernização a favor da saúde.

O evento discutirá o grande avanço no conhecimento científico e na medicina para entendimento e tratamento da doença, reforçando que deixar para buscar a cura tardiamente implica em altos custos e perda da qualidade vida, além do risco de morte. A Semana do câncer de próstata contará ainda com apoio do Centro de Pesquisa em Urologia Sérgio Aguinaga (Cepusa). As inscrições podem ser feitas através do e-mail: urologia@uerj.br ou no site da Urologia do Hupe: www.urologiauerj.com.br. Mais informações: (21) 2868-8123.

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL – Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, e mais recentemente no Brasil, alertando sobre a necessidade de os homens cuidarem melhor de sua saúde, especialmente, nos cuidados preventivos. “Trata-se de uma ação fundamental no sentido de conscientizar o homem sobre a necessidade de fazer o seu exame de próstata de forma regular. A próstata é um órgão que tende a gerar problemas com a idade, tende a crescer e trazer sintomas urinários, normalmente de dificuldade para urinar, vontade de urinar a todo momento, enfim, alterações do hábito miccional em geral”, explica Rui de Teófilo, urologista e diretor médico do Hupe-Uerj.

A próstata é foco do tumor mais comum entre os homens. Trata-se de um tipo de câncer que aumenta a incidência e o risco com a idade. A incidência começa a aumentar a partir de 45, 50 anos de idade. “Então é recomendado o acompanhamento regular uma vez por ano. O exame habitualmente contempla a realização de um exame especial de sangue, que chama Antígeno Prostático Específico, que é o PSA, em conjunto com o exame de toque retal digital. São os exames básicos, podendo ser acrescentado, em alguns casos, uma ultrassonografia da próstata. Hoje, de forma mais moderna, a ressonância magnética tem ajudado bastante, sobretudo nos casos mais duvidosos”, esclarece Rui de Teófilo.

O sistema robótico é utilizado também nos procedimentos cirúrgicos urológicos, possibilitando muitos benefícios para médicos e pacientes

TRATAMENTOS – Os tratamentos também evoluíram bastante. Hoje, há inúmeros medicamentos para tratar o crescimento benigno da próstata. Estes medicamentos tendem a melhorar o fluxo da urina e minimizar os sintomas miccionais. Alguns medicamentos, inclusive, conseguem reduzir o tamanho da próstata, também aliviando os sintomas urinários.

Em relação ao crescimento maligno da próstata (câncer), também hoje há diversas opções de tratamento, desde a vigilância ativa, passando pela radioterapia, pela cirurgia convencional da remoção de toda próstata, além da cirurgia robótica e, mais recentemente, o tratamento focalizado na região onde se encontra o tumor, que é o HIFU – um tratamento à base de ultrassom de alta intensidade, focalizado na zona tumoral.

 “Basicamente podemos dividir as doenças da próstata em duas situações principais: um dos tipos é o crescimento benigno. Ele é natural da idade, tende a acontecer após os 40 anos de idade, a próstata vai crescendo com o tempo, e isso pode alterar a parte urinária da pessoa. A outra doença é o crescimento maligno, que é o câncer mais comum no homem”, resume o urologista enfatizando a necessidade de atenção plena e conscientização por parte dos homens.

Serviço de referência no Estado do Rio de Janeiro: além do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, a unidade disponibiliza vários outros serviços direcionados ao público masculino

CHECK-UP FUNDAMENTAL – Consciência e atenção foram as grandes aliadas de Zélio Marques Teixeira, analista de sistemas, aposentado, 66 anos. Graças ao exame de toque, descobriu seu problema de saúde e, com a detecção precoce e o tratamento adequado vive hoje em plenas condições de saúde. “O check-up é de suma importância para o homem. Principalmente aos que, como eu, com histórico de casos de câncer na família. Sou eternamente grato pelo tratamento que recebi aqui no Hupe. Precisei passar por uma cirurgia, que ocorreu no dia 17 de setembro. A operação foi por robótica, o que foi extraordinário, pois em dois dias eu já estava em casa, e muito bem em todos os sentidos”, conta o aposentado.

Para Zélio, que enfrentou  diagnóstico do câncer de próstata e hoje considera-se um vitorioso, reforçar a conscientização é a palavra chave desta luta. “Destaco, mais uma vez, a necessidade de alertar aos homens. Tenho um filho de 43 anos, e já estou fortalecendo nele a conscientização e o cuidado, que realmente salvam vidas, como a minha”, complementa.

O professor titular de Urologia da Uerj e diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião, reforça que o check-up periódico é uma das estratégias mais importantes para que o diagnóstico seja rápido e faça a diferença. “Importante que o homem visite anualmente o urologista e, além do acompanhamento médico, insira hábitos saudáveis em sua rotina, como a realização de exercícios físicos e o consumo de uma alimentação equilibrada”, afirma. 

Há estudos que apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, pode ajudar sim a diminuir o risco de um câncer. “É preciso deixar o preconceito de lado, e se cuidar. Se você quer ter a oportunidade de ver seus netos crescerem e se formarem, é preciso cuidar de sua saúde, alimentação, estilo de vida e garantir a longevidade”, reforça o professor Ronaldo Damião.

O aparelho HIFU FOCAL ONE é uma das inovações do Hupe-Uerj

Um centro para dar atenção à Saúde do Homem

Para incentivar o diagnóstico e o tratamento das doenças tipicamente masculinas, tais como o câncer de próstata, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) disponibiliza, desde 2011, o Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ).

Fica localizado na Av. Marechal Rondon, 381, no bairro São Francisco Xavier e funciona interligado ao HUPE. Os pacientes chegam ao Centro pelo Sistema Estadual de Regulação – SER -, através de encaminhamento de Clínicas da Família, Centros Municipais e Postos de Saúde.

FIQUE ATENTO

O homem deve ficar atento aos seguintes sinais:

– Mesmo que não apresente nenhum sintoma ou dor, todo homem deve procurar um médico para realizar um check-up após os 50 anos;

– Se houver algum caso de câncer na família, a consulta deve acontecer aos 45 anos, mesmo sem apresentar sintomas;

– Procure um urologista se apresentar alguns desses sintomas: urinar com muita frequência (mais do que o normal); levantar-se mais de três vezes à noite para urinar; urinar sangue; observar feridas no pênis; apresentar dor nos testículos;

– As dificuldades na ereção, além de causarem transtornos da vida sexual, podem esconder outros problemas. O câncer de próstata muitas vezes é silencioso, por isso é importante estar atento. O diagnóstico precoce tem sim o poder de salvar vidas.

Por Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe-Uerj