Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O Setor de Fonoaudiologia desenvolve atividades de assistência, ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas de atuação desta ciência, no Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE, através do trabalho em equipe multidisciplinar com parceria de unidades distintas do HUPE/ UERJ.

 

 

Atendimento Ambulatorial

 

  • Neonatologia

A Fonoaudiologia do HUPE atua com a equipe interdisciplinar do Núcleo Perinatal nos seguintes cenários: Pré-natal, alojamento conjunto, UTI neonatal e berçário intermediário (BI), com os objetivos de promoção de saúde e do alojamento materno, através de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das disfunções de sucção, deglutinação e/ou da coordenação destas com a respiração; e o desenvolvimento global em recém-nascidos de alto risco. Os bebes são acompanhados durante a internação e em ambulatório de seguimento (follow-up do recém-nascido de alto risco).

 

  • Triagem Auditiva Neonatal

A Triagem Auditiva Neonatal tem como objetivo avaliar a audição de 100% dos recém-nascidos do HUPE, para detectar precocemente possíveis problemas auditivos e, se necessário encaminhar para exames complementares e intervenção precoce. São realizados o Exame de Emissão Otoacústica Transiente (Teste da Orelhinha) e Avaliação Auditiva Comportamental. A Triagem Auditiva Neonatal é obrigatória por Lei Municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000. 

 

  • Enfermarias de Pediatria / NESA e UTI pediátrica

Visa à realização de atividades de pesquisa, prevenção, avaliação e reabilitação dos distúrbios de alimentação e dos quadros de disfagia na infância, buscando a introdução e/ou reintrodução da alimentação oral, de forma segura. Além da identificação dos distúrbios da comunicação e a realização de orientações e encaminhamentos para atendimento ambulatorial, quando necessário.

 

  • Ambulatório de Pediatria 

O Ambulatório de Pediatria do HUPE atua no treinamento teórico-prático de profissionais  interessados na área, assim como no gerenciamento da demanda através da fila de espera assistida e na avaliação e intervenção de crianças ate 12 anos, que apresentam transtornos da leitura e escrita (dislexia, disortografia e distúrbio de aprendizagem), distúrbios fonológicos, distúrbios específicos da linguagem (DEL), transtornos de alimentação e transtornos globais do desenvolvimento (TGD), com interconsulta em equipe multiprofissional para o diagnóstico diferencial.

Além disso, o ambulatório de pediatria está inserido em equipe multidisciplinar no projeto AMAR.

Tem participação em projeto de prevenção, avaliação e intervenção na área de leitura e escrita – ELO/UFRJ e parceria com  o Cap UERJ realizando avaliação e intervenção em crianças com transtornos da linguagem oral e escrita.

 

  • Audiologia

Atua no treinamento teórico-prático de profissionais interessados na área e na assistência de pacientes encaminhados, principalmente, pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUPE, além de outras unidades de saúde, através de avaliações da Audiometria tonal, Logoaudiometria e  Imitanciometria.

 

  • Ambulatório de Voz  

O Ambulatório de voz  atua na área de ensino através do treinamento teórico-prático em serviço (residente e treinamento profissional), bem como na área da assistência através da prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica dos distúrbios vocais de pacientes do HUPE e de outras unidades de saúde, priorizando o atendimento àqueles  que usam a voz profissionalmente e/ou foram submetidos a cirurgias que cursem com sequelas de disfonia.

 

  • Ambulatório de Oncologia

O ambulatório de fononcologia atua no Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC), no núcleo de cuidados paliativos, ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço e pós operatório imediato de pacientes laringectomizados. Realiza estratégias de avaliação, reabilitação e gerenciamento fonoudiológico nos transtornos de deglutição, voz e fala em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

 

  • NESA

Promove assistência integral ao adolescente e atividade de pesquisa e extensão. Avaliando, prevenindo e tratando de forma interdisciplinar os transtornos de fala, voz, linguagem e audição.

 

  • Enfermarias Gerais e CTI

A Fonoaudiologia intervem à beira do leito de forma interdisciplinar, avaliando e tratando os transtornos da deglutição (disfagias orofaríngeas). Objetiva a reintrodução da alimentação oral minimizando riscos ao quadro pulmonar e nutricional. Além da avaliação e intervenção precoce nos transtornos da comunicação com encaminhamento adequado nos casos de distúrbios de linguagem, de fala e voz.

 

  • Ambulatório de Transtornos Fonoaudiológicos por Sequelas Neurológicas

O ambulatório se destina a pesquisa, avaliação e fonoterapia de adultos portadores de doenças neurológicas, com transtornos de fala, voz, linguagem e deglutição.

 

  • NAI/ UnATI

Promove assistência integral ao idoso e atividade de pesquisa e extensão. Assiste o idoso durante a internação hospitalar e no ambulatório avaliando e tratando os transtornos de ordem fonoaudiológica através do trabalho interdisciplinar.

 

  • Residência em Fonoaudiologia

 

Área: Motricidade Orofacial com Ênfase em Assistência Hospitalar e Disfagia

Vagas: 04 anuais

 

 

  • Treinamento Profissional

 

Vagas em diversas áreas para treinamento em serviço.

Localização

Térreo do prédio do ambulatório 

Contato

Tels.: 2587-6838 

E-mail.: fonoaudiologia.hupe@gmail.com

Telefonia HUPE

2868-8000

Entre em contato

Acesse





Encompassing All Accessible Exclusive Medical Treatment

We offer extensive medical procedures to outbound and inbound patients.