Logotipo  HUPE

Hospital Universitário Pedro Ernesto

Hupe inova com primeira enfermaria de cuidados especiais pós-Covid

O que acontece depois que um paciente internado com Covid-19 converte seu teste para negativo? Em geral, quem acabou de enfrentar a doença quer receber a alta e ir para casa. Mas muitos apresentam um quadro clínico que requer uma atenção especial em prol de uma simples palavra: reabilitação. Atento a esta frágil etapa do combate à enfermidade, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) foi o primeiro da rede pública do Rio de Janeiro a criar enfermarias Pós-Covid-19, que hoje já somam 29 leitos. O objetivo é atender pacientes que ficaram internados em CTI, e que, após o tratamento, mesmo sem a presença do vírus, não têm ainda condições clínicas ou mesmo estruturais para retornarem com segurança à suas casas.

Equipe Enfermaria 313/314 Pós-Covid com paciente Maria José de 100 anos (Foto: Gabriel Lobo/Secti)

A idéia surgiu em maio quando foi aberta a primeira enfermaria com 13 leitos. A iniciativa foi tão positiva que, na segunda semana de junho o hospital destinou mais 16 leitos para o atendimento. A enfermeira Ana Paula Motta, Chefe da Seção de Enfermagem 313/314 Pós-Covid, enfatiza que o espaço é fundamental para a reinserção destas pessoas na rotina social. “A importância aqui é a reabilitação para que eles assumam plenamente suas atividades na volta ao convívio social, na família, no trabalho, no lazer”, define.

Ana Paula conta que o perfil dos atendidos é bastante eclético. “Já tivemos paciente de 16 a 103 anos”, lembra a profissional destacando que a média de idade tem sido entre 40-80 anos. No local, eles recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e suporte psicológico. “O atendimento transpassa todos os tipos de reabilitação: alimentar, física, psicossocial, clínica”, completa a enfermeira. Também às famílias já é permitido fazer a visita.

O médico André Paes, um dos responsáveis pelo atendimento na Enfermaria 313/314, destaca o empenho da equipe em dar respaldo à recuperação completa de internados já bastante fragilizados após a doença. “Com este serviço nós temos condições de propiciar o máximo rendimento dos cuidados para acelerar a recuperação destes pacientes e permitir a volta para casa o mais rápido possível”, resume.

Esta volta foi o que comemorou Maria José Bastos, de 100 anos. Ela foi uma das primeiras pacientes da Enfermaria 313/314 Pós-Covid. No dia 4 de junho recebeu alta. Uma vitória para a equipe que se despediu da paciente com aplausos. Entre lágrimas de emoção, Maria disse apenas o que estes profissionais mais queriam ouvir: “Obrigada”.

Coordenadoria de Comunicação Social e Humanização do Hupe

Hospital Universitário Pedro Ernesto