Logotipo  HUPE

Hospital Universitário Pedro Ernesto

Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico - CDA

Descrição

À Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) compete orientar e implementar as atividades educacionais do hospital, harmonizando-as com as ações assistenciais.

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO RESIDENTE - NAPPRE

O NAPPRE visa criar uma cultura de cuidado aos profissionais em formação, deflagrar a reflexão sobre a prática, identificar as necessidades para a melhoria dos processos de formação/de trabalho, valorizar a convivência com os diferentes atores da instituição e desenvolver ações de educação permanente. Para tal, o NAPPRE desenvolve atividades individuais e coletivas. 

Atividades Regulares:

Ambientação dos Residentes
Objetivo: receber os residentes que chegam à instituição de modo a inseri-los em uma estratégia de transformação das práticas de cuidado. Busca-se promover integração entre residentes e destes com o ambiente, numa perspectiva de trabalho em equipe interdisciplinar, por meio da apresentação da instituição, atores e cenários de prática no contexto do SUS. Esta atividade acontece na primeira semana de inserção dos residentes na Instituição e conta com a colaboração dos residentes de segundo ano, preceptores e profissionais do HUPE. Público alvo: residentes que estão ingressando na Instituição.

Guia de Ambientação 2014

 

Atendimento Individual clínico-psicológico e pedagógico
Objetivo: ofertar atendimento psicológico e orientação pedagógica visando uma adaptação ativa à residência. 
Público alvo: residentes, preceptores e médicos estrangeiros da Instituição 

Acompanhamento pedagógico aos Programas de Residência
Objetivo: apoiar coordenadores e preceptores no planejamento e desenvolvimento das ações pedagógicas dos programas de residência pedagógico;
Público alvo: preceptores e coordenadores dos programas de residência. 

Boletim virtual da CDA
Objetivo: divulgar os núcleos e as atividades promovidas pela CDA
Público alvo: comunidade HUPE/UERJ

 

NÚCLEO DE PESQUISA EM PROCESSOS EDUCATIVOS NA SAÚDE - NUPPES

O NUPPES visa o desenvolvimento da pesquisa com foco na divulgação, orientação e sistematização de dados no âmbito da educação de profissionais de saúde e oferta de acervo bibliográfico nesta temática. 

Atividades Regulares:

Divulgação e orientação para participação em eventos científicos relacionados à formação de profissionais de saúde. 
Objetivo: disponibilizar a lista destes eventos, a fim de estimular a aproximação e apropriação da temática por professores, preceptores, alunos e residentes, assim como estimular estes atores a divulgarem suas experiências nestes espaços. 
Público-alvo: comunidade HUPE/UERJ - http://revista.hupe.uerj.br/default.asp?ed=61 

Orientação de projetos de pesquisa institucionais relacionados à Residência do HUPE/UERJ
Objetivo:estimular a produção científica relacionado à residência com o olhar focado nos seguintes temas: Arte e Emoção como estratégia educacional na saúde; implicações da avaliação nos programas de residência e modelos educacionais para o desenvolvimento da preceptoria. 
Público-alvo: professores, preceptores e residentes dos programas de residência HUPE/UERJ

Manutenção e organização do acervo bibliográfico (físico e virtual) relacionado à educação e formação profissional em saúde
Objetivo: disponibilizar acervo bibliográfico de livros e periódicos de várias áreas de conhecimento: educação e formação profissional de profissionais de saúde, enfermagem, ética, fonoaudiologia, medicina, nutrição, relação profissional de saúde/ paciente. 
Público alvo: comunidade HUPE/UERJ

 

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E ENSINO - NAVE

O NAVE tem como objetivo reconhecer, discutir, analisar e refletir sobre o processo avaliativo dos programas de Residência do/no HUPE mediante orientação pedagógica.

Atividades Regulares:

Curso de Formação Pedagógica para a Prática da Preceptoria (CFPPP)
Objetivo: direcionado pelas Políticas Públicas de Saúde e Educação e inserido no programa de desenvolvimento acadêmico, O CFPPP é uma estratégia de Educação Permanente em Saúde. O curso apresenta como eixos estruturanteso cuidado, a educação e a gestão do trabalho em saúde e utiliza metodologias ativas buscando a aprendizagem significativa para o desenvolvimento as competências pedagógicas do preceptor em todas as atividades propostas.

Público-alvo: preceptores e coordenadores de residência.

Supervisão compartilhada de situações pedagógicas em parceira com o NAPPRE
Objetivo: orientar o planejamento e desenvolvimento de ações pedagógicas nos programas de residência. 
Público-alvo:coordenadores, preceptores e residentes dos programas de residência HUPE/UERJ

 

NÚCLEO DE EXTENSÃO - NEXT
You HUPE: Educação em Saúde, Imagem e Sensibilidade 
Objetivo: estratégia de educação integral pela criatividade e sensibilidade, com potencial para promover espaços de lazer, inserção social, integração multidisciplinar, pactuação ética, ampliação da responsabilidade cidadã e qualificação profissional com uso da imagem (filmes e documentários).A atividade acontece toda terceira quinta-feira feira do mês, das 12h às 14h, em local a ser divulgado. 
Público-alvo: comunidade hupe/UERJ 

"Doutores Palhaços: a arte na qualificação dos profissionais de saúde" 
Objetivo:integrar as ciências da arte, educação e saúde e promover a prática da experiência sensível com reflexão sobre sua importância para formação profissional de saúde 
Público-alvo: comunidade HUPE/UERJ

 

Projetos cadastrados:

• Revista HUPE.

• Programa Espaço Servidor da UERJ.

• As ações do Banco de Leite humano do Núcleo Perinatal.

• Parceiras da vida: tecendo cuidado, afeto e solidariedade.

• YOU HUPE: Educação em Saúde, imagem e sensibilidade.

• Revista Superando Desafios - Cadernos do Serviço Social do HUPE.

• Doutores palhaços- A arte na qualificação dos profissionais de saúde.

• Ações de Profilaxia da Transmissão vertical do HIV no Núcleo Perinatal

• Gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis do HUPE Núcleo Perinatal.

• Atividade educativa na gestação, parto e puerpério: atividade multiprofissional.

• Projeto Quilombo: Repensando a Prevenção em um País Multiétnico e Multicultural

• Intervenções coletivas na prevenção da doença renal crônica: integração ensino-serviço.

• Núcleos de estudos sobre notificação de maus tratos a criança no âmbito das ações dos profissionais de saúde

 

Secretaria Acadêmica:

Objetivo: identificar as oportunidades de oferta de formação e qualificação profissional no HUPE, estimulando profissionais técnico-administrativos e docentes a organizar estágios, cursos e treinamentos profissionais.

Projetos vinculados: 
Projeto Residência: atendendo às disposições regulamentares da Comissão nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde (CNRMS) acompanha a oferta, o cadastro acadêmico, o desempenho dos residentes e o desenvolvimento dos programas de Residência regularmente oferecidos.

Projeto Estágio: acompanha a oferta, o cadastro acadêmico, o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento dos estágios curriculares oferecidos à estudantes regularmente matriculados em cursos de formação técnica ou de graduação em saúde ou com interface com a saúde.

Projeto Treinamento Profissional: acompanha a oferta, o cadastro acadêmico o desempenho dos treinandos e o desenvolvimento da qualificação de profissionais de saúde ou com interface de atuação na saúde já graduados e que buscam o aperfeiçoamento de suas competências.

Projeto de Especialidade Médica para Estrangeiros: acompanha a oferta, o cadastro acadêmico, o desempenho dos médicos e o desenvolvimento da qualificação de médicos estrangeiros que buscam sua especialização profissional no Brasil.

Projeto Cursos em Saúde: dá suporte à organização acadêmica e administrativa de cursos oferecidos por profissionais do HUPE para público interno e externo 

Contato

3º andar do HUPE

Tels.: 2868-8341 / 2868-8345

E-mail.: cda.hupe@gmail.com

Hospital Universitário Pedro Ernesto
Boulevard 28 de setembro, 77 - Vila Isabel
Cep 20.551-030 - Rio de Janeiro - RJ

Todos os direitos reservados