Logotipo  HUPE

Hospital Universitário Pedro Ernesto

Assistência > Farmácia

Descrição

A Farmácia Hospitalar do HUPE é um órgão assistencial, técnico-científico e administrativo, em que se desenvolvem atividades voltadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos, bem como assistência farmacêutica.

É também responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, corpo clínico, promovendo a eficácia da terapêutica, racionalização dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.

Horário de funcionamento:  24 horas 

 

A Farmácia / HUPE é composta dos seguintes seções:

 

  • Seção Administrativa:
  • Avalia e supervisiona os contratos de licitação de medicamentos; elabora pedido de compras de medicamentos; supervisiona e acompanha os processos licitatórios baseando-se na legislação vigente (Lei 8666/93); gerencia os recursos humanos da Farmácia e presta assistência técnica à farmácia do Ambulatório Piquet Carneiro; participa de comissões e reuniões; e presta apoio ao corpo clínico e de enfermagem do HUPE.

     

  • Central de Abastecimento Farmacêutico
  • É responsável por receber armazenar e dispensar medicamentos e correlatos para a Farmácia Central. Setor estratégico para o hospital, sua organização segue normas e procedimentos padrões de produtos de almoxarifado.

     

  • Central de Abastecimento de Produtos Químicos
  • Seção de Dispensação de Medicamentos e correlatos
  • Seção onde são dispensados os medicamentos por dose individualizada para todas as unidades assistenciais do HUPE.

     

  • Seção Farmacotécnica (Central de Diluição de Medicamentos Quimioterápicos e Antineoplásicos / Setor de Manipulação de Medicamentos não Estéreis / Setor de Fracionamento de Sólidos Orais / Setor de Nutrição Parenteral)
  • A Seção de farmacotécnica tem como um dos seus principais objetivos proporcionar, independentemente da oferta de mercado, medicamentos dentro das necessidades reais do paciente, adequando doses em função da idade, peso, condição orgânica e tempo de tratamento. Busca ainda, por meio da produção intra-hospitalar, racionalizar os gastos com medicamentos e diminuir os custos hospitalares.

     

  • Seção de Dispensação de Medicamentos da Portaria Nº 344/98 – MS/ANVISA
  • Seção onde são dispensados os medicamentos sujeitos a controle especial, segundo a legislação vigente.

    Farmácia Ambulatorial

    A Farmácia Ambulatorial é parte integrante da Farmácia / HUPE. Desenvolve assistência farmacêutica junto aos pacientes atendidos nos ambulatórios do HUPE cadastrados nos programas de medicamentos de alta complexidade e programas estratégicos do governo.

     

    Manual de Rotinas de Atendimento às Unidades Clínicas 2016 - 3º edição
    Manual de Rotinas de Atendimento às Unidades Clínicas 2016 - 3º edição

     

    Programas: DST/AIDS;  Farmácia Básica;  Acromegalia; Antineoplásicos orais; Fibrose cística; Mieloma múltiplo; Lúpus eritematoso; Doença de Crohn; Diabete, Hepatite, Alzheimer*.

    ________

    *O Programa de Alzheimer é atendido no 10º andar do prédio principal da UERJ, no dias úteis das 7:00 às 14:00 horas

    Localização

    Térreo do prédio do ambulatório

    Contato

    Tels.: 2587-6605 / 2587-6618 

    E-mail.:farmaciahupe@yahoo.com.br

     

    Hospital Universitário Pedro Ernesto
    Boulevard 28 de setembro, 77 - Vila Isabel
    Cep 20.551-030 - Rio de Janeiro - RJ

    Todos os direitos reservados