Hospital Sentinela

Hospital

Sentinela

O Projeto Sentinela foi criado pela ANVISA com o objetivo de construir uma rede de serviços em todo o País preparada para notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares em uso no Brasil e, assim, garantir melhores produtos no mercado e mais segurança e qualidade para pacientes e profissionais de saúde. O HUPE é um Hospital Sentinela, até mesmo porque, de acordo com a Resolução Conjunta MEC/MS nº 1000, essa condição passou a ser exigida para o recredenciamento dos Hospitais Universitários. Ser um Hospital Sentinela consiste em ter um sistema de Gerenciamento de Risco, especialmente nas áreas de farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância. Você, profissional do HUPE, colabora com essa Rede notificando à Gerência de Risco qualquer queixa técnica, evento ou reação adversa observado com o uso dos produtos acima mencionados.

 

 

O que notificar em Tecnovigilância?

Eventos adversos envolvendo produtos para a saúde sob suspeita de ter acarretado consequências adversas, tais como: falha do produto, defeito de fabricação, mau funcionamento, rotulagem incorreta (ausência do nº do lote, prazo de validade, registro na Anvisa/MS), instruções de uso e embalagens adequadas. 

Exemplos: luvas que furam com facilidade, corpo estranho em produtos supostamente esterilizados, agulhas que entortam, equipos que vazam, etc. 

 

 

O que notificar em Hemovigilância?

Eventos adversos envolvendo incidentes transfusionais imediatos (até 24 horas): reação hemolítica aguda, reação febril não hemolítica aguda, reação alérgica leve, moderada ou grave, contaminação bacteriana, edema pulmonar não cardiogênico, reação hipotensiva, hemólise não imune, dentre outros. 

Incidentes transfusionais tardios ocorridos após 24 horas da transfusão: reação hemolítica tardia, Hepatite B, Hepatite C, HIV, Doença de Chagas, Sífilis, Malária, etc.

 

 

O que notificar em Farmacovigilância?

  • Reação Adversa a Medicamento (RAM)
  • Desvio de qualidade de produtos farmacêuticos
  • Erros de prescrição e administração de medicamentos
  • Ineficácia do medicamento 

Contato

Departamento de Epidemologia – 5º andar HUPE
Tels.: 2868-8632 / 2868-8507
E-mail: hupe_sentinela@yahoo.com.br
Responsável Técnica: Fátima Napoleão

Funcionamento

Segunda-Sexta 8.00 – 18.00

Sábado9.00 – 17.00

Dominho9.00 – 15.00

Telefonia HUPE

2868-8000

Entre em contato

Acesse





Encompassing All Accessible Exclusive Medical Treatment

We offer extensive medical procedures to outbound and inbound patients.