Hupe inaugura novas enfermarias durante visita do Secretário Estadual de Saúde do RJ

Otorrino reabre enfermaria remodelada e com 15 novos leitos

Além da Covid -19 outras doenças também não dão trégua. Por isso, a abertura de novos leitos que atendam pacientes que estão em filas por cirurgias eletivas tem se tornado fundamental. Neste sentido, a partir desta semana, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) abre dois espaços de atendimento a esta parcela da população. Ao todo são 21 novos leitos em duas enfermarias especializadas. Uma é a Enfermaria de Otorrinolaringologia e a outra é a Enfermaria de Hematologia e Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas Professor Paulo Cesar Pitanga Bacha. Os locais foram oficialmente abertos na presença do Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves de Carvalho, que reforçou a intenção do Hupe em atender aos casos de Covid-19, sem grande prejuízo ao atendimento dos pacientes regulares. O hospital não quer represar a atenção a quem aguarda por cirurgias para não causar danos à saúde deste público.

Aída Monteiro: Novo espaço otimiza assistência e formação acadêmica

Durante a visita ao Pedro Ernesto, além das inaugurações, o Secretário conheceu também as áreas destinadas ao atendimento a pacientes de Covid-19 e pôde ver, na prática, o esforço da unidade para manter os demais serviços ativos. Ele ainda conheceu as futuras instalações do Núcleo de Assistência, Treinamento e Pesquisa em Nefrologia e Transplantes (Nant-Uerj) que está sendo construído no campus do Hospital. Guiado pelo diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião, Chaves também foi acompanhado pelo vice-reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro, pelo diretor da Faculdade de Ci~encias Médicas, Mario Fristch, e por vários diretores de unidades assistências e administrativas da Unidade. “Este é um hospital fundamental para o estado”, destacou o Secretário.

NOVAS ENFERMARIAS

Os dois novos espaços abertos passaram por uma remodelagem completa para otimizar o atendimento.  A Enfermaria de Hematologia e Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas Professor Paulo Cesar Pitanga Bacha, por exemplo, irá reativar seis leitos sendo dois exclusivos para os transplantes de medula autólogos. O Hupe é atualmente o único centro de saúde do estado do Rio de Janeiro a manter este tipo de transplante na rede SUS; mesmo durante toda a pandemia.

De acordo com a chefe do serviço de Hematologia, Renata Lyrio, o espaço foi equipado com refrigeração Hepa (Hight Efficiency Particulate Air). Este filtro de ar é próprio para o tratamento de transplantados e são extremamente eficazes na filtragem de impurezas evitando vírus, bactérias, fungos.  “Esta mudança equipara nossa enfermaria a qualquer outra do sistema privado e permite tratamentos com risco mínimo de infecção”, ressalta a hematologista. O setor, que não parou durante toda a pandemia, segue realizando transplantes de medula autólogos. Neste tipo de transplante, as células doadas vêm do próprio paciente transplantado. O setor também conta com leitos dedicados a atendimento a pacientes com doenças hematológicas, como leucemia.

Já a Enfermaria de Otorrinolaringologia traz a oferta de mais 15 leitos para cirurgias específicas da área de otorrino e também das áreas de buco maxilo e de câncer de cabeça e pescoço. Há anos, o setor vem se mobilizando para adequar o espaço que agora abrirá totalmente remodelado. A chefe do Serviço, Aída Regina Monteiro, explica a urgência que este novo espaço suprirá. “Atendemos a um volume cada vez maior de pacientes com necessidades cirúrgicas, incluindo cirurgias oncológicas. Tais pacientes têm necessidades singulares e necessitam de uma equipe treinada para realização de cuidados específicos”, completa a médica.  Aída também enfatiza a importância do espaço no universo de um hospital universitário. “Além de otimizar a função assistencial, esta enfermaria possibilita reforçar nossa função  acadêmica com uma estrutura de internação própria”, destaca.