O OUTRO LADO DA DOAÇÃO

Quem precisa explica a urgência da doação de sangue

O aumento de casos de pacientes com Covid-19 acende uma luz vermelha para outra gama de pacientes que também luta para sobreviver. São pessoas com doenças como leucemia, anemia hemolítica e outras enfermidades que precisam urgentemente de doações de sangue regulares. É deles e dos familiares que dividem esta batalha que vem o pedido de socorro por doação. Com o estoque praticamente zerado devido a alta procura dos ambulatórios e cirurgias e sem doadores, o Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) pede, “por favor, doem sangue!”. O pedido ganha mais proporção ainda este mês, quando se comemora o DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE (25 de novembro).

Doar sangue muda a vida de pessoas como Juliana Guzzo, paciente do Hupe que há um ano descobriu ter leucemia. Na opinião dela, sem a solidariedade de quem doa não haveria esperança. “Agradeço muito ao doador que tanto contribuiu para a minha vida. Doação de sangue é uma parte fundamental no tratamento de doenças graves como o câncer. Se você ainda não é doador, seja. Doe Sangue, salve vidas!”, pede Juliana.

Como ela, Aline Moura também batalha contra uma doença que precisa de doações de sangue para enfrentar o tratamento. Ela tem anemia hemolítica. O marido, Jorge Carlos, que a acompanha sempre, relata que Aline é o exemplo de quem depende muito das bolsas de para as transfusões que pautam seu tratamento. “Ela tem uma patologia muito rara, e devido a esta anemia ela já fez mais de uma, duas, três… várias transfusões de sangue e precisou muito destas bolsas, destas doações. Neste ambulatório de Hematologia (onde Aline é atendida) tem muita gente precisando”, depõe Jorge.

Para aqueles que pensam que há riscos em doar durante a pandemia, o Banco de Sangue do HUPE-UERJ mostra, na prática, que o procedimento é seguro. As doações neste período são sempre agendadas, toda a área está higienizada, demarcada e com o uso de máscaras e EPIs obrigatórios. Uma triagem está sendo efetuada pelos profissionais de saúde do local. As doações podem ser agendadas das 7h às 15h de segunda a sexta-feira. O telefone do banco de sangue é: (21) 2868-8134.

Por Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe-Uerj