Inscrições abertas até dia 18 para Residência em Saúde na UERJ 2021

O ano de 2020 foi de desafios para os profissionais de Saúde. Então, nada mais lógico do que preparar uma bagagem de peso para aqueles que atuam ou que estão chegando à área no próximo ano. Uma excelente oportunidade já está de braços e inscrições abertas. Trata-se do Programa de Residência em Saúde na Uerj 2021 que está inscrevendo candidatos até o dia 18 deste mês. O concurso é destinado a psicólogos, fisioterapuetas, fonaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais, propondo a estes um treinamento em serviço nas conceituadas unidades de saúde da Universidade, em especial no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). A taxa de inscrição é de R$160,00 e todo o processo pode ser efetivado pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj). Porém,  a prova será presencial e já tem data agendada: dia 3 de janeiro.

O programa de Residência em Saúde é uma pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização na modalidade residência hospitalar.  Para concorrer os requisitos fundamentais é ter diploma de graduação plena, certificado e/ou declaração de conclusão de curso relativo à área profissional a que concorre, realizado em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (Mec), com data de término impreterivelmente até 28/02/2021. Além disso será necessário possuir situação regularizada junto ao conselho regional da profissão também até a mesma data.

A Residência em Saúde Uerj prevê 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva durante os dois anos em que se estende. No currículo estão inclusas ações práticas e teóricas, além de plantões em fins de semana e feriados. Os residentes terão as atividades realizadas sempre sob a supervisão docente-assistencial, de responsabilidade conjunta dos setores acadêmicos e da saúde.  Há ainda o direito à bolsa-auxílio mensal no valor atual de R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), acrescida de adicional de insalubridade e de auxílio-alimentação.

As provas para todas as profissões serão objetivas e incluirão questões específicas de cada área e também abordagens sobre o  Sistema Único de Saúde (SUS). O conteúdo programático está disponível no edital em www.cepuerj.uerj.br.

Confira abaixo vagas e características de cada área do programa de Residência em Saúde:

 

PSICOLOGIA

O treinamento em serviço será realizado tanto no Hupe e na PPC, como também no Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI), sob a responsabilidade administrativa e pedagógica do Instituto de Psicologia da Uerj (IP-Uerj). A Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico  do HUPE terá a função de integrar as questões administrativas e pedagógicas do programa de residência com o apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Nappre). Os residentes serão avaliados regularmente pelos preceptores do programa de sua respectiva área, tomando por base as atividades a serem desenvolvidas, o seu desempenho técnico-profissional e sua integração nas atividades curriculares.

Áreas de atuação e total de vagas: São 10 vagas direcionadas à Psicologia Clínica Institucional.


NUTRIÇÃO

O programa de residência em Nutrição tem a coordenação exercida pelo Instituto de Nutrição Uerj em parceria com a Divisão de Nutrição do Hupe, e preceptoria exercidas por profissionais nutricionistas em pleno exercício de suas atividades no Hospital na Policlínica Piquet Carneiro.

Áreas de atuação e total de vagas: Estão ofertadas 16 vagas na área de Nutrição Clínica

FISIOTERAPIA

A Uerj não dispõe do curso de graduação em Fisioterapia, sendo a coordenação da Residência exercida pelo corpo clínico de fisioterapeutas do Hupe/Uerj .  O ensino em serviço e a prática serão realizados nas dependências do Hupe  e na PPC, sob a responsabilidade administrativa e pedagógica do Setor de Fisioterapia do Hupe. ). A Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico  do HUPE terá a função de integrar as questões administrativas e pedagógicas

Áreas de atuação e total de vagas: Para Fisioterapia há 9 vagas distribuídas em duas áreas: Fisioterapia Geral (7) e Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia (2).

 

FONAUDIOLOGIA

A Uerj não dispõe do curso de graduação em Fonoaudiologia, sendo a coordenação, bem como a preceptoria do programa de Residência, exercida pelo corpo clínico de fonoaudiólogos do HUPE/UERJ

Áreas de atuação e total de vagas: Todas as 4 vagas são para a área de Fonoaudiologia Hospitalar com ênfase em Disfagia

 

SERVIÇO SOCIAL

O programa de residência tem sua coordenação exercida pela Faculdade de Serviço Social da Uerj (FSS) em parceria com o Serviço Social do Hupe, do Núcleo de Estudos em Saúde do Adolescente (Nesa), com o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) e com o Departamento de Serviço Social da PPC. A preceptoria será exercida por assistentes sociais em pleno exercício de suas atividades nas unidades de saúde citadas.

Áreas de atuação e total de vagas: No total são 16 vagas que podem atuar nas áreas: Saúde do Adolescente, Saúde do Adulto, Saúde Coletiva , Saúde da Criança e Saúde da Mulher.

 

SAÚDE MENTAL

O Curso de Especialização Integrado em Saúde Mental na modalidade Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde Mental foi aprovado em 2012. O ensino em serviço será realizado nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Uerj e/ou em dependências dos serviços de especificidade em Saúde afins. Nos cenários de prática os residentes estarão sob a orientação, supervisão e coordenação do corpo docente da Faculdade de Serviço Social e do Instituto de Psicologia, bem como dos tutores e preceptores e/ou outros designados para tal nas respectivas instituições de saúde vinculados a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), da UERJ e outras instituições conveniadas.

Áreas de atuação e total de vagas: Ao todo são 6 vagas distribuídas entre as áreas do programa: Enfermagem (2), Serviço Social (2) e Psicologia (2)

Por Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe/Comhupe - 2020