Residência Médica 2021 insceve até 5 de novembro

Diploma na mão, hora de passar à próxima fase. Para os médicos, tão decisivo quanto a optar pela carreira é escolher a Residência Médica. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  a escolha já começou. Foi lançado no dia 6 deste mês o edital de abertura das inscrições do Programa de Residência Médica da Uerj 2021. O programa completo já está disponível no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj). A edição deste ano oferece 223 vagas distribuídas entre 54 programas de Residência Médica. Vale observar que algumas vinculam especialização específica como pré-requisito. O prazo para inscrição se estenderá até 5 de novembro e a seleção presencial tem data prevista para 6 de dezembro. Para o presidente do processo seletivo para a Residência Médica e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj (FCM), Sérgio da Cunha, este ano a principal mudança está relacionada à pandemia de Covid-19. O edital detalha todo o protocolo de segurança que o concurso adotará. Os cuidados começam com a inscrição que será totalmente pela internet.  Além disso, o local de aplicação das provas terá suas salas, banheiros e demais ambientes de uso comum higienizados por uma equipe específica que também estará a posto para medir a temperatura e controlar os acessos devido a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento. Mesmo assim, a atenção ainda deverá ser redobrada em todo o processo, em especial com os candidatos que possam, no dia da prova, apresentar sintomas de Covid-19. “Estamos em entendimento para definirmos como vamos conduzir os casos para os quais haja suspeita de Covid-19. A princípio o Regulamento de Aplicação de prova – Novo Normal da UERJ prevê que havendo suspeita clínica de Covid-19 o candidato não poderá entrar no local do concurso”, diz Sérgio da Cunha. Independente deste ajuste, o edital permanece em vigor e os interessados já podem consultar e fazer as inscrições. A Residência Médica da Uerj se caracteriza por ser uma pós-graduação lato sensu (especialização) vinculada a FCM em parceria com o Hupe. Os aprovados terão um regime de treinamento de 60 horas semanais. Eles também terão direito a uma bolsa auxílio no valor de R$3.330,43 e a área de atuação é prioritariamente o próprio hospital universitário que é referência nacional em dezenas de áreas de especialização. EXEMPLO  – E é esta referência que levou em 2019 uma jovem médica de Brasília, a procurar a Residência Médica da Uerj. Maressa Lima, formada na  Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, ESCS/DF  é este exemplo. “Estava em busca de uma residência que me atendesse nas várias áreas da Ortopedia. Eu fui muito bem acolhida pelo coordenador da residência, Guilherme Runco, e isso foi o diferencial pra eu escolher o Hupe”, revelou. Ela hoje cursa o primeiro ano da especialização em Ortopedia e Traumatologia, que é um das opções abertas aos futuros residentes. Para eles, ela deixa recado depois destes primeiros meses de residência. “O Hospital é bem estruturado, completo e tem professores muito bem preparados; Surpreendi-me muito e não teria escolhido outro lugar”, resume.
Por Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe/Comhupe - 2020