ORTOPEDIA ALERTA PARA SINTOMAS DE OSTEOARTRITE

 

Dr Fabrício Bolpato

Seis meses de quarentena deixaram muita gente longe de atividades físicas e dos consultórios médicos, mas bem próximo aos petiscos e guloseimas. Muitas vezes com o consumo descontrolado. O resultado pode ser sentido em alguns problemas de saúde acarretados pelo ganho de peso. Um destes problemas pode ser comprovado no ambulatório de Ortopedia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) que retomou a rotina de atendimento das atividades clínicas com uma preocupação: o aumento de casos sintomáticos de osteoartrite. Dor no joelho, pernas inchadas e cansaço podem ser sinal de que suas articulações estão sentindo o sobrepeso. O coordenador do ambulatório de Cirurgia de Joelho Fabrício Bolpato alerta: “Não pense que o controle do peso corporal é uma atitude estética. A obesidade é uma doença da modernidade, mãe de uma série de outros agravos à sua saúde, tais como a osteoartrite”. 

Bolpato explica que se trata de uma doença com grande envolvimento inflamatório que atinge um em cada três brasileiros. “O envelhecimento aumenta a chance de surgimento da doença e as mulheres são mais acometidas que os homens (geralmente a proporção é de três mulheres para cada homem). O aumento do peso corporal e a perda muscular que ocorre com a idade, estes são os principais fatores alteráveis envolvidos no surgimento e na progressão da doença”, explica o especialista. Ele orienta que o melhor tratamento é a prevenção, como o emagrecimento e a prática regular de atividade física. “O uso de medicação é complementar as medidas de autocuidado e não funciona de forma isolada”, orienta.

Nos casos graves ou que não respondem ao tratamento conservador, a cirurgia de artroplastia (colocação de prótese) passa a ser o tratamento de escolha. O Hupe é um centro de referência para esse tratamento. Porém, esta opção se destina à pacientes idosos e com baixa demanda física. “Por isso, fique atento aos fatores de risco como obesidade e sedentarismo. Cuide do seu corpo e de quem você ama. Influencie positivamente sua família e amigos, convidando para realizar atividades físicas e estimulando o controle do peso corporal. Lembre-se que são atitudes que ninguém pode fazer por você”, defende.

Dr Jose Mauricio

ESTRUTURA – Além do ambulatório de Joelho, a Ortopedia do Hupe conta com uma estrutura que inclui os ambulatórios: de Cirurgia da Mão, de Ombro e Cotovelo, de Ortopedia Geral, de Ortopedia Pediátrica, de Trauma, e de Cirurgia do Quadril. O setor conta ainda com uma enfermaria, que havia sido revertida para atendimento aos casos de Covid e foi devolvida para o atendimento do setor no final de julho. Em agosto, voltaram as cirurgias eletivas e as consultas ambulatoriais com todo cuidado e cautela.  “Sem contar os quatro laboratórios de treinamento profissional e pesquisa que não pararam”, ressalta o chefe da Ortopedia e Traumatologia, professor José Maurício Carmo referindo-se aos laboratórios de Artroscopia e Estudos anatômicos, o de Biomecânica, o de Microcirurgia Experimental e o de Terapia da mão e órteses. “Estes espaços dão respaldo tanto à assistência quanto à formação e aperfeiçoamento profissional e acadêmico”, ressalta o professor.


            As atividades acadêmicas da Ortopedia inclusive não paralisaram durante a quarentena. Neste período o setor apostou nos encontros virtuais para as aulas da pós-graduação, treinamento e ações dos dois programas de residência acoplados: o da Ortopedia e traumatologia e o da Cirurgia de mão. “Somos uma das únicas unidades do país a oferecer residência nesta área (Cirurgia de mão)”, destaca o chefe do setor que ficou impressionado com a adesão de 100% dos residentes e pós-graduandos às aulas durante os últimos meses. Também foram mantidas as reuniões clínicas semanais com média de 30 pessoas por sala virtual. “Estudamos muito mais do que antes; pois foi possível vencer a barreira do deslocamento usando as ferramentas online e assim agregar setores administrativos e outras áreas coligadas como a Fisioterapia, e até pessoas de outros estados” relatou Bolpato definindo: “Foi um momento de agregar”.