Aparelho para dosagem rápida de PSA traz inovação no tratamento da Saúde do Homem

O diagnóstico precoce faz a diferença e salva vidas. Este é o alerta constante do Serviço de Urologia do Hupe-Uerj que aposta na tecnologia a favor da saúde adotando novo aparelho para testes rápidos de PSA

Diagnósticos mais rápidos e, consequentemente, início do tratamento mais ágil e eficaz. Este é um dos propósitos da iniciativa do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) que está utilizando um novo aparelho de detecção de PSA (Antígeno Prostático Específico) cuja a novidade é a obtenção de resultados em instantes. A testagem deste antigeno indica se há ou não alterações na próstata sinalizando casos como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer. O exame de PSA até pouco tempo era somente feito em laboratório, sem obtenção do resultados em poucos instantes. A resposta imediata do novo aparelho já foi testada no evento Semana da Saúde da Baixada Fluminense, no início de novembro, realizado em Nova Iguaçu. A ideia agora é aplicar a novidade no Hupe-Uerj e do Ambulatório da Saúde do Homem na Policlínica Piquet Carneiro (PPC-Uerj).

O novo aparelho para dosagem rápida de PSA, fruto de parceria com a AstraZeneca

O novo equipamento irá gerar impactos significativos no atendimento aos pacientes e é fruto de uma parceria envolvendo a Disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Uerj), o Centro de Atenção à Saúde do Homem (na PPC-Uerj) e a empresa farmacêutica AstraZeneca. “Este aparelho vai ser empregado para fazer screening (rastreamento) de câncer de próstata na população masculina que nos procura. Somos um dos quatro centros no Brasil que foram selecionados pela AstraZeneca para esta parceria, dada a nossa importância. Já temos dez anos de atuação em prol da Saúde do Homem no Estado do Rio de Janeiro”, explica o professor de Urologia e chefe do Setor de Andrologia do Hupe, João Luiz Schiavini. Todo material de apoio para a logística de funcionamento desta tecnologia, além do aparelho, estão sendo fornecidos pela AstraZenca. O Hupe cede a mão de obra técnica necessária eos pacientes oriundos do atendimento médico e de enfermagem na área da Saúde do Homem.

O chefe de clínica do Serviço de Urologia do Hupe e também professor da FCM-Uerj, Celso Lara, lembra que muitos pacientes com queixas de origem prostática, e que realizam exames preventivos, são atendidos diariamente na Saúde do Homem. Este público precisa realizar a dosagem do PSA na investigação diagnóstica. “Então, com a introdução desse novo aparelho de dosagem rápida de PSA, o resultado será obtido em minutos, o que facilitará a orientação aos pacientes, bem como agilizando seu atendimento”, ressalta o médico.

Consciência e atenção

Apesar da agilidade do teste, o professor titular de Urologia da Uerj e diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião reforça que o check-up periódico é uma das estratégias mais importantes para que o diagnóstico faça a diferença. “Importante que o homem visite anualmente o urologista e, além do acompanhamento médico, insira hábitos saudáveis em sua rotina, como a realização de exercícios físicos e o consumo de uma alimentação equilibrada”, afirma. 

Treinamento recente, na Saúde do Homem, para operar a nova tecnologia que chegou ao Serviço

Há estudos que apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, pode ajudar a diminuir o risco de um câncer. “É preciso deixar o preconceito de lado, e se cuidar. Se você quer ter a oportunidade de ver seus netos crescerem e se formarem, é preciso cuidar de sua saúde, alimentação, estilo de vida e garantir a longevidade”, reforça Ronaldo Damião.

Um centro para atenção à Saúde do Homem

Para incentivar o diagnóstico e o tratamento das doenças tipicamente masculinas, tais como o câncer de próstata, existe o Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na PPC-Uerj (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier), em parceria com o Hupe. Os pacientes chegam ao Centro pelo Sistema Estadual de Regulação – SER -, através de encaminhamento de Clínicas da Família, Centros Municipais e Postos de Saúde.