COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL APÓS UM ANO TÃO DIFÍCIL COMO 2020?

Um janeiro branco após um ano como 2020 é um janeiro muito bem-vindo… Todos sofremos muito ao longo do ano que passou por motivos relacionados à COVID-19 e às medidas que foram necessárias para lidar com ela e conter sua disseminação. Em consequência, tem sido muito comum sermos procurados por pacientes, amigos e colegas de trabalho pedindo ajuda para lidar  com o sofrimento psíquico – que veio a reboque desse tsunami que foi o ano de 2020.

Então, o que fazer? Não existe solução mágica nem medicação milagrosa para resolver os sofrimentos da alma que se relacionam aos problemas que o destino –ou seja lá o nome que você dá aos caprichos da existência-  traz (e, vamos combinar, em 2020 o destino caprichou!).

Sendo assim, minha sugestão para 2021 é… Desafie o destino.

Aproveite as reflexões e o aprendizado que inevitavelmente foram  resultado dos momentos de isolamento.

Cuide-se: exercite-se, medite, coma direito.

Seja gentil com você mesmo. Fale com alguém, caso esteja se sentindo inseguro e sem esperanças.

Faça as coisas com calma, tome posse do seu tempo.

Valorize as coisas que gosta de fazer nos pequenos atos do dia a dia: cozinhar, ler, descansar, conversar.

Ame.

E, principalmente, não perca de vista que tudo passa. Um dia, cada vez mais próximo, esse tsunami vai recuar. Não sei se tudo voltará a ser como antes, mas tenho certeza que conseguiremos reconstruir um mundo possível. Espero que, quando esse momento chegar, cada um de nós possa valorizar o privilégio de ainda estar de pé, cuidando de nós mesmos e dos outros e fazendo valer cada minuto da existência.

Professora Silvana Ferreira
Coordenadora da UDA de psiquiatria do HUPE